Muitos dizem ser o nome do Deus verdadeiro é Jeová, o Pai, e Jesus o nome do filho. No entanto não há bases bíblicas nos escritos originais das sagradas Escrituras, para se afirmar tal crença, apenas tentaram traduzir o nome do Grande EU SOU/ Espírito e Santo, para Jeová. Outra coisa que se pode observar é que este nome veio a existir apenas para fazer distinção entre as três supostas pessoas da trindade, doutrina criada no IIº Século da e.c e estabelecido definitivamente no IIIº Século com a criação do cristianismo pelo Estado romano. A Bíblia deixa claro que o Deus eterno criador de todas as coisas jamais revelara seu nome nas Escrituras Verotestamentária. Porém no Novo Testamento Jesus declara que Ele fizera conhecido pelos homens, o nome do Pai. Que nome seria este? Já que em momento algum vemos ou ouvimos o Cristo pronunciar tal nome, que seja Jeová ou qualquer outro, a não ser Pai. Em suas orações, como escrito em Mateus 11;25, Ele agradece ao Deus/Espírito Eterno, referindo-se a Ele apenas como Pai. Até onde entendo, Pai não é nome, nem sequer chega a ser substantivo em nenhuma das línguas conhecidas. A palavra pai é um adjetivo, o que dá qualidade a um ser. Para ser um nome deveria ser um substantivo próprio. Jesus estava conversando com um outro ser ou pessoa, ou estaria Ele conversando com o Deus/Espírito e Santo transcedente, que foi exatamente quem o gerou como homem? É interessante examinar-mos as Escrituras, já que afirmamos ter nossa fé embasada nelas.
Acreditamos que em João 17;6, Jesus falava do nome que o anjo anunciara a Maria. Um nome repleto de significado verdadeiro: e este nome é exatamente o que hoje clamamos por Ele quando oramos intercedendo a Deus pelo próximo, pra expelir demônios, para glorificarmos e magnificarmos a Deus nas igrejas, para realizar as curas, para batizar, entre outros feitos todos foram, são e sempre serão realizados em o nome de JESUS (YEOSHWAH) o grande EU SOU ,quem criou os céus e aterra, (Jo. 1;1-3), Este mesmo se fez carne para habitar entre nós, (v.14). O mesmo que esta assentado como braço direito (a destra) do Espírito Eterno (Deus). Este não é uma pessoa a parte como dizem. Ele está no trono, no único trono que João viu, não esta em pé, não está ao lado, como muitos entendem e traduzem o termo; destra. Ele é o Deus eterno, pai da eternidade, Deus forte... Assim vaticinara Isaias, assim nós cremos, por que é dessa forma que a Bíblia diz e o Santo Espírito nos revela.
No princípio o SENHOR se revelou a Moises como EU SOU O QUE SOU, e lhe deu um tetragrama, ou seja, quatro letras que eram consoantes, que embora essas letras juntas tivessem algum som para os hebreus primitivos - o que até hoje não se sabe - para as eras mais próximas não resultam em som algum, nem mesmo para os judeus. O fato é que quando o Senhor deu as tábuas da Lei a Moisés nelas estava escrito um artigo que rezava o seguinte: "Não tomaras o nome do Senhor teu Deus em vão", por esse motivo (supersticiosamente), não se pronunciava o tetragrama. Foi passando o tempo e as gerações novas foram surgindo, e como ninguém pronunciava tal letras, ninguém mais sabia a sua pronuncia. Já com a fé ocidentalizada, após a instituição do Cristianismo, foram inseridas vogais no tetragrama, chegando a variações de nomes de Deus "o Pai", citaremos alguns: Yaveh, yahu, ya, yeovah, Javé, Jeová... No entanto existe um fato que até agora, pelo nosso conhecimento, ninguém atentou para ele. É que o nome de Jesus (grego), YesHWaH, no original hebraico, tem inserido entre suas vogais o tetragrama (YHWH), seria isso coincidência ou a verdadeira manifestação do nome de Deus, já que Ele estava conosco manifestado em carne? Acredito piamente que o nome de Deus fora manifestado a nós por meio do Cristo e o seu nome é YesHVaH (Jesus para os ocidentais) já que nenhum outro nome foi pronunciado/manifestado por ele ao mundo. É por esse e outros motivos que é tão dificil evangelizar um Judeu, o nome Jeová e Jesus para eles, e para mim, não passa de profanação do nome do Eterno YHWH...
Medite nisso e ore a Deus para que Ele tire toda vâ filosofia platônica e romana, e que têm servido para formular falsas doutrinas que por Séculos vem sendo ensinadas aos que amam a sua Palavra e desejam ser fieis. Que o SENHOR nos abençoe.
"Ouve Israel, o nosso YHWH é único Deus..." Dt 6;4
Missionário Maurílio Carneiro
Presidente da Visão Missionária em Mossoró-RN